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segunda-feira, 11 de março de 2013

USO DO DICIONÁRIO EM SALA DE AULA

O Brasil é um país cuja população ainda sofre com dificuldades na leitura e letramento. O dicionário escolar, como material didático, pode se tornar uma importante ferramenta contra essa situação. Para tanto, é necessário conhecê-lo bem e orientar nossos alunos na hora de manuseá-lo.
Essa semana iniciei com meus alunos o uso do dicionário.




sexta-feira, 8 de março de 2013

MEU PRESENTE DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

MENINAS HOJE FIZ A PULSEIRA COM REVISTA
FICARAM LINDAS!!!




terça-feira, 5 de março de 2013

REAPROVEITAMENTO DE CD

A PÁSCOA ESTÁ CHEGANDO!!!
PARA ENFEITAR SUA SALA E A ESCOLA QUE TAL UM LINDO COELHINHO FEITO COM CD USADO.
VOCÊ VAI PRECISAR DE EVA, MÍDIA DE CD USADO, COLA QUENTE E O MOLDE DO COELHO.
É MUITO LEGAL!!! POSTO AQUI O MOLDE QUE USEI  E O COELHINHO PRONTO.


sábado, 2 de março de 2013

ATIVIDADES DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

OLÁ MENINAS ANTES DE COMEMORARMOS A PÁSCOA TEMOS UMA DATA MUITO IMPORTANTE PARA LEMBRAR. DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES
SEGUE ABAIXO ALGUMAS ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM AS CRIANÇAS

1- PULSEIRA DE PAPEL (REVISTA) COMO LEMBRANCINHA MUITO FÁCIL DE FAZER

PASSO A PASSO ABAIXO:





PROJETO PÁSCOA-


Projeto Páscoa
Tema: Culinária: Usando receitas e rótulos na sala de aula

Objetivos:

- Levar o aluno a conhecer e explorar os rótulos dos produtos utilizados na receita, observando a data de validade, a importância do código de barras, o nome do produto, a conservação depois de aberto ou mesmo que fechado, o peso, o símbolo de reciclagem;
- Apresentar as medidas de capacidade, que serão importantes na utilização de qualquer receita. Fazer comparações entre diferentes produtos;
- Trabalhar a nota fiscal, tendo em vista que às vezes não vem o preço dos produtos nas embalagens. Aproveitando para levar os alunos a vivenciarem um novo texto.( Em toda nota fiscal consta o nome da loja, endereço, os preços dos produtos comprados, etc. )
- Apresentar pequenos problemas brincando com os preços, fazendo pesquisas em encartes de supermercados, onde é mais barato, mais caro etc…
- Mostrar que uma receita, tem uma forma de escrita para uma melhor visualização, assim como uma história, um texto poético, uma carta. Ela deve ter, geralmente, os ingredientes escritos na vertical ou em legendas e o modo de preparo pode ser como um texto narrativo mesmo.
- Levar os alunos a perceberem o verdadeiro significado da Páscoa – o mais importante da Páscoa, não é somente o chocolate e sim, o amor e o respeito com o próximo.
- Dependendo da Faixa – Etária trabalhar a influência da mídia nas Datas Comemorativas, no consumo exacerbado na pouca valorização dos verdadeiros significados.
Formulação dos Problemas:
Apresentar uma receita escrita em uma cartolina e lançar as perguntas e propostas:
- Quais os ingredientes necessários? A quantidade de cada um? Vamos separar tudo o que usaremos?
- O que custou mais caro? E mais barato? Em que supermercado? Se tivesse sido comprado em outro local, seria mais caro ou mais barato? Vamos ver nos encartes se tem algum anúncio?
- O que será que acontecerá se colocarmos uma quantidade maior de um determinado ingrediente? 500kg é a mesma coisa que meio quilo?
- Será que podemos substituir os alimentos de uma receita? Ao invés de colocar 1kg de açúcar, colocar 1kg de feijão…será que dará certo?
- O tempo de preparo é importante? No nosso caso é ou não é importante?
Duração: Em torno de 3/ 4 aulas

Material Necessário:
- Encartes de supermercados, livros didáticos e folhas de papel ofício.
- Canetas hidrocor, lápis de cor, cola, giz de cera, tesoura, cartolina, fita adesiva, abridor de garrafas, pano de prato, guardanapos, etc…
- Microondas (se possível),
- Instrumentos musicais.
- Vasilha plástica grande, papel de alumínio, fitilho, papel celofane ou saquinhos pequenos.
Receita:
INGREDIENTES:
1 kg de açúcar
500 g de chocolate em pó
1 garrafa pequena de leite de coco
1 lata de leite em pó
MODO DE FAZER:
Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar, desgrudando das mãos. Enrolar os ovinhos e embrulhar no papel alumínio.
Colocar nos saquinhos ou papel celofane e colar os desenhos de coelhinhos feitos na aula de artes nas embalagens.
Planejamento

A proposta de atividade a seguir trabalha os Temas Transversais:
ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
SAÚDE: participação ativa na conservação de ambiente limpo e saudável em casa, na escola e nos lugares públicos.
O desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene.
MEIO AMBIENTE: Reciclagem. Conservação do meio ambiente.
PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socio-afetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.
CIDADANIA: Direitos e deveres individuais e coletivos.
OBS: Deve-se atentar para as medidas de segurança durante as aulas – aproveitando também o tema. As crianças não devem tocar no forno.
Sensibilização:

- Pedir aos alunos que levem para sala de aula encartes para comparar os preços dos produtos e montar um mural com diversos nomes de supermercados.
- Apresentar algumas músicas de Páscoa.
- Explorar as letras das músicas oralmente, verificando número de versos, estrofes, o tema, vocabulário, etc.
- Separar, juntamente com os alunos, os produtos a serem utilizados na receita.
Concretização:

1ª Aula: APRESENTAÇÃO DA RECEITA:
- Ler a receita, verificar os preços dos produtos, resolver problemas, comparar a estrutura do texto de uma receita com a de outros textos.
- Manusear os rótulos a serem utilizados, observando a data de validade, o peso, etc.
2ª Aula: ENFEITANDO A EMBALAGEM
- Usar técnicas artísticas a fim de enfeitar as embalagens ( No caso os ovinhos)
3ª Aula: PREPARAÇÃO DO OVO DE PÁSCOA
- Pedir para que as crianças lavem bem as mãos – aproveitando para explorar a importância da higiene na preparação de uma receita.
- Forrar a mesa com um papel limpo, pois servirá de apoio para enrolar.
- Cortar os papéis de alumínio e distribuir entre os alunos para posteriormente embrulharem os ovinhos.
- Separar uma vasilha plástica grande e todos os ingredientes para o preparo.
- Embrulhar e enfeitar as embalegens
Integração:

ARTES e TEATRO: Dramatização da música de Páscoa, expressão corporal, valorização da auto-estima. Modelar os docinhos na forma de ovinhos; Desenhar coelhinhos ou outros símbolos, enfeitar livremente para serem colados nas embalagens dos ovos.
HISTÓRIA: Conhecer como se comemoram a Páscoa em outros países, sua história, seus símbolos…
MATEMÁTICA: Trabalhando com as medidas de capacidade, dezena, dúzia, preços etc…
PORTUGUÊS: Interpretação das músicas, ampliação do vocabulário, produções de texto, Atividades diversas tendo o tema como base. Fazer um cartaz e colar os rótulos do produto ao lado das quantidades pedidas, para uma visualização mais significativa e prazerosa.
GEOGRAFIA: Pesquisar a Páscoa em outras regiões.
MÚSICA: Músicas de Páscoa serão associadas à receita feita.
CIÊNCIAS: Noções básicas de higiene, os riscos que corremos se não lavarmos as mãos para o preparo de uma receita. O perigo de utilizarmos produtos fora da validade.
Conclusões e Aplicações
A receita pode ser levada para casa, lançando a proposta de refazerem com os seus pais e/ou responsáveis, fortificando cada vez mais a relação escola/família, tão importante na vida escolar dos nossos alunos e na valorização do nosso trabalho.
É muito bom trabalhar com receitas em sala de aula, as crianças aprendem de forma lúdica, divertida e prazerosa…
A diversidade de textos é a leitura do mundo…
Culminância
Festa de Páscoa com os alunos caracterizados, apresentação da música, e troca dos ovinhos feitos por eles aos seus amigos.